A Cinesiologia Educativa
No século XXI, não se compreende que no meio escolar, quer liceal quer universitário (ensino superior), se continue a chamar “Educação Física” à “Cinesiologia Educativa”. A educação do ser humano compreende uma intervenção “inteligente” por parte dos educadores e chamar, hoje, “ginástica” à “Cinesiologia Educativa” revela uma ignorância que é incompatível com aquele Ministério que é responsável pela “educação” dos Portugueses.
Por cultura devemos entender o conjunto da língua, usos, costumes e tradições de um povo. Seria desejável que um povo “organizado” se assumisse como um “Estado”, ou seja, uma Nação organizada. O “Homo Sapiens” nasceu ignorante, analfabeto, mas com inteligência própria de um Ser-Humano com capacidade para aprender. E o homem aprendeu e, fruto da evolução da tecnologia e da curiosidade do Homem, atingiu uma posição que o coloca no grau do “maior predador à superfície da Terra”!!!
Hoje, é erróneo falar em “Educação Física”, Educação intelectual, Educação Moral, etc… não, Educação do Ser-Humano é só uma, é total, desde que dirigida às 3 estruturas que caracterizam o Ser-Humano como um ser uno e indivisível (teoria do Gestaltismo). Assim o Homem (Ser-Humano) tem 3 estruturas que têm de estar em interação: perceptivo-cinética, orgânica e morfológica.
O controlo total do Homem depende da estrutura perceptivo-cinética, aonde está o “sistema nervoso”, que tudo controla no corpo humano, ajudado pelas estruturas orgânica e morfológica, que lhe dão autonomia para a vida de relação, de pensamento, de ação, deslocação, ou seja, de........





















Toi Staff
Penny S. Tee
Sabine Sterk
Gideon Levy
John Nosta
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
Daniel Orenstein