Europa 2024
Em 2024 paira sobre a Europa e o mundo uma nuvem sombria que só se dissipará no mês de novembro se os democratas americanos ganharem as eleições presidenciais aos republicanos. Tudo o que acontecer ao longo de 2024 contribuirá, diretamente ou indiretamente, para esse desfecho. E os acontecimentos são deveras ameaçadores. Senão vejamos.
1. Os impactos das alterações climáticas
Os impactos das alterações climáticas continuarão a fazer-se sentir com efeitos assimétricos devastadores sobre países e populações. As desigualdades continuarão a crescer assim como o número de refugiados climáticos. O problema estrutural das alterações climáticas vai atormentar-nos durante todo o século XXI com consequências inimagináveis. As soluções propostas não parecem estar à altura dos problemas. As chamadas transições verdes não são suficientes.
2. A duração e o impacto da guerra na Ucrânia
A guerra na Ucrânia é apenas uma parte do problema, a adesão à União Europeia e à Nato são os acontecimentos que se seguem. No conjunto estes três eventos vão acompanhar-nos ao longo da década de 2030, pelo menos. No mesmo período vamos assistir a mudanças geopolíticas significativas na Eurásia e no Grande Médio Oriente cujas consequências não somos capazes de antecipar, sobretudo, os impactos sobre a própria União Europeia.
3. As eleições nos EUA e o mundo multipolar em formação
Como dissemos, as eleições nos EUA são o fator geoestratégico e geopolítico mais determinante do ano de 2024 e,........
© Jornal de Notícias
visit website