Necessidade ou Opção
Não choraremos Maduro. Pelo contrário. O chavismo, regime autoritarista, típico do fascismo tropical, repressivo, violento, predador das riquezas do país, caracterizado pelo desprezo pelas necessidades da população, não deixaria saudades. O problema é se, afinal, se manterá, negociando e abrindo caminho às pretensões comerciais de Trump: não nos enganemos, o presidente americano agiu por interesses económicos e não como farol da democracia.
Trata-se, no fundo, de uma questão de intenções. Os E.U.A. não entraram em Caracas por necessidade, para travar corredores de droga, que até são muito mais alimentados por outros países, como a Colômbia ou o México, mas por uma opção. Com grandes problemas económicos em casa, a administração, a partir da estância de Mar-o-Lago, resolveu colocar as mãos numa das maiores reservas de petróleo do mundo, mas também de outras matérias-primas de que a Venezuela é rica.
No fundo, a mudança de regime de que Trump se envaidece, garantindo um governo americano (...sobre os poços de petróleo) até o estabelecimento de um estado democrático, é problemática.........
