menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

O homem entrou na jaula da leoa. E morreu

10 19
01.12.2025

O homem entrou na jaula da leoa. Pelo menos parecia uma leoa. Que, me ensinam os progressistas, pode muito bem se identificar como leão. Ou até com uma hiena, sei lá. Jamais saberemos e, portanto, se for este o caso estaremos para sempre cometendo o crime de transfelinofobia. Mas quero falar sobre o sujeito. Presumivelmente homem. Supostamente doente mental. Obviamente em algum tipo de surto. Que morreu ao entrar na jaula da... leoa.

“Morreu como os primeiros cristãos no Coliseu”, pensei assim que vi as imagens. (Por que vi as imagens, não sei). Não que ele seja mártir por isso. Complicado. Até poderia enveredar por essa metáfora, mas não devo. Porque não convém. Do contrário, o que é uma simples e intrigante tragédia pode se transformar em algo pior. Em polêmica. Imagina só o estrago. Se o gesto tresloucado fosse pela causa animal ou por uma causa política qualquer. Pode apostar: a esta hora todo mundo querendo saber em quem votaram a leoa e o sujeito.

Noutros tempos, no entanto. Quando a notícia era o fato sem tantas arestas, não se falaria em outra coisa, e sim em outros termos. É o que dá beber demais. Coitado, nunca foi muito bom da cabeça. As más companhias... Até que, no almoço de domingo, depois de........

© Gazeta do Povo