menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Não, viver no Brasil NÃO É desperdiçar a vida

10 6
17.12.2025

Nesses momentos em que a direita está em depressão, circula aos montes um texto atribuído ao falecido jornalista J. R. Guzzo, intitulado “Viver no Brasil é desperdiçar a vida”. É sempre um mesmo print, com marcações em amarelo. Meus cinco minutos como repórter investigativo, porém, não conseguiram provar a autenticidade do texto, supostamente publicado na revista Veja. Quero crer que não seja do Guzzo mesmo.

Porque, se for, Guzzo estava completamente errado em seu messianismo pessimista. Não!, direi quantas vezes e quantos pontos de exclamação forem necessários. Não! Viver no Brasil NÃO É desperdiçar a vida e desconfie de quem lhe disser o contrário, porque algo me diz que essa pessoa tem ou uma visão materialista demais da vida ou está lucrando (financeira, política ou até emocionalmente) com seu desespero.

Aliás, a vida é uma bênção e merece ser vivida em qualquer lugar do mundo. Por pior que ele seja. Até na Coreia do Norte ou no Sudão. Na China comunista? Também, ué. Na Venezuela idem. Em Osasco... talvez. Brincadeira. Até em Osasco ou Belém ou Maricá ou Curitiba a vida não é desperdício nenhum. Porque essa coisa de sentir que a vida está sendo desperdiçada só........

© Gazeta do Povo