menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Luís Montenegro 3 - Oposição 0

10 15
25.03.2024

Há precisamente um mês, escrevi aqui um artigo com o título Luís Montenegro 1 - Pedro Nuno Santos 0 (ao intervalo). No rescaldo do debate que opôs o incumbente e o desafiante, e que a generalidade dos comentadores considerou ter sido vencido por Pedro Nuno Santos, fiquei com a impressão contrária: de que tinha sido Luís Montenegro o “vencedor”.

Perdoem-me a auto-citação, mas perceberão a pertinência. Dizia, então, que “se os critérios forem ponderação, sentido de responsabilidade e razão nas propostas para a resolução dos problemas, não vejo como é que um homem que foi governante, em pastas vitais para a governação do país, durante 7 dos últimos 8 anos, e que não só não repudia essa herança como a confirma, nem apresenta programa diferente, pode ter ganho o debate”. Já cá volto.

Depois disso, no dia 10, Luís Montenegro ganhou mesmo as eleições: Luís Montenegro 2 - Oposição 0. Ganhou as eleições ao incumbente PS, como há quase uma década o PPD não conseguia; a coligação que liderou teve mais votos e teve mais deputados do que os outros; e ganhou as eleições apesar do quase milhão e meio de votos à sua direita. Eu conheço as adversativas das Cassandras e as suas profecias: o resultado, em número e em percentagem de votos, não foi melhor do que o de Rio e ficou aquém do resultado de Pedro Passos Coelho em 2015; e, se não se........

© Expresso


Get it on Google Play