menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Viver mais é só o começo: pertencimento também prolonga a nossa vida

12 5
yesterday

Em 2024, a expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,6 anos. O aumento de dois meses e meio representa um patamar histórico, segundo dados divulgados em 28 de novembro pelo IBGE. É um salto expressivo quando lembramos que, em 1940, o brasileiro não chegava, em média, aos 50 anos. Hoje, os homens vivem em torno de 73,3 anos e as mulheres se aproximam dos 80, mantendo uma tendência de recuperação após o período marcado pelo excesso de mortes na pandemia de Covid-19.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

No início da vida, a situação também melhorou. A taxa de mortalidade infantil, que mede a probabilidade de um recém-nascido não completar o primeiro ano de vida, caiu para 12,3 a cada mil nascidos vivos. Entre os brasileiros que chegam aos 60 anos, a longevidade se estende ainda mais. Para os homens, a projeção é de viverem mais 20,8 anos; para as mulheres, mais 24,2. A curva aponta para um país que envelhece de maneira rápida e consistente.

Mas o salto na longevidade não elimina os desafios — pelo contrário, os amplia. A previdência social precisa se fortalecer para uma população que viverá mais tempo aposentada. Os serviços de saúde terão de........

© Estado de Minas