Como a tecnologia pode ajudar a diminuir impactos dos desastres naturais?
Cidades do Rio Grande do Sul foram devastadas pela chuva
A recente tragédia no Rio Grande do Sul é um lembrete doloroso da necessidade de soluções inovadoras para prevenir e responder às catástrofes naturais.
Um dos elementos essenciais para redução dos danos causados por esses eventos é a identificação de sua ocorrência o mais rápido possível. Na Noruega, uma ferramenta de inteligência artificial usa dados da administração pública para prever, com até sete dias de antecedência, quais inundações irão acontecer, quais vias ficarão intransitáveis, quais serviços públicos ficarão paralisados e para onde as pessoas devem se deslocar.
No Brasil, quando as estações meteorológicas emitem alertas, as defesas civis dos estados os encaminham via SMS para o celular das pessoas cadastradas. Mas, em Minas Gerais, que possui uma população de aproximadamente 21 milhões de pessoas, segundo dados do governo estadual, apenas 1,2 milhão estão cadastradas para receber esses sinais. O Reino Unido vivia situação semelhante e decidiu usar a tecnologia para resolver esse problema. Por lá, diante de uma possível emergência, o governo utiliza uma ferramenta que faz com que todos os celulares de uma determinada região toquem uma sirene em........
© Estado de Minas
visit website