menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Opinião | O que comemos entre o Natal e o Revéillon não importa? A conta não é bem essa

2 0
15.12.2025

Nutrição, exercício e comportamento

Nutrição, exercício e comportamento

PUBLICIDADE

Talvez você já tenha ouvido a frase: “O que importa não é o que você faz entre o Natal e o Ano Novo, mas entre o Ano Novo e o Natal”. É o tipo de frase que cai bem na conversa entre amigos ou nas postagens das redes sociais, mas que tem um efeito colateral perigoso: dá às pessoas a sensação de permissão, que pode resultar em meses tentando reverter o prejuízo.

Costumamos comparar os sete a 15 dias de festas de fim de ano com os outros 365 dias do ano, como se estivéssemos o tempo inteiro bem organizados na parte alimentar. Mas essa conta está errada, e por vários motivos.

PUBLICIDADE

Primeiro, porque temos o final de semana que, para a maioria das pessoas, é o momento de comer diferente e, muitas vezes, extrapolar na qualidade e quantidade. Normalmente, o padrão já começa a mudar na sexta à noite, e sábado e domingo viram dias de exceções. No final, dos sete dias da semana, três são em “modo permissão”. Considerando todas as semanas do ano, temos o equivalente a 156 dias. Somados aos 10 a 15 dias de festas, chegamos a algo entre 165 e 170 dias ao ano — ou seja, quase 45% do ano.........

© Estadão