Notícia | Fusões e aquisições devem seguir em recuperação mesmo em ano de eleições
Bastidores do mundo dos negócios
Bastidores do mundo dos negócios
PUBLICIDADE
O mercado de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) deve seguir ativo em 2026, mesmo com as eleições presidenciais, que prometem volatilidade alta. As projeções de especialistas vão de estabilidade a um pequeno aumento no volume de transações, em meio a uma visão construtiva, a partir da perspectiva de início do ciclo de corte de juros no Brasil, que deve contribuir para um cenário mais benigno para as empresas. Ainda assim, como a Selic deve seguir em dois dígitos no próximo ano, caindo no máximo para 12%, está previsto que muitas empresas continuem reciclando capital e buscando o mercado de M&A para aliviar a pressão em seu caixa e endividamento. Nesse grupo estão majoritariamente empresas do agronegócio e consumo e varejo.
PUBLICIDADE
“Juro a 15% é sanitizador” diz o responsável pelo Banco de Investimento do Bradesco, André Moor, em uma alusão ao efeito da Selic elevada nos vários argumentos que surgem à mesa de negociações e muitas vezes tornam longas as negociações entre as partes.
As transações em 2026 devem também se dividir em dois grupos. As empresas de médio porte tendem a predominar em número e se concentrarem especialmente entre participantes locais. Ao mesmo tempo, é esperado que grandes operações movimentem bilhões nos setores de mineração, energia, logística e todos os relacionados à infraestrutura, incluindo tecnologia. Em 2025, esses setores combinados responderam por 20% das transações anunciadas, de........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Daniel Orenstein
Beth Kuhel