Um Natal sem Dor nas Costas — Proteja a sua Coluna nestas Festas
Finalmente aproximamo-nos do Natal — uma altura de alegria em família, tempo de descanso, viagens, grandes almoços e longas conversas de sofá. Mas esta época é também exigente, física e emocionalmente, e não é por acaso que todos os anos, durante e após as festas, se observa um aumento significativo de episódios de dor lombar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a lombalgia é a principal causa de incapacidade no mundo, e a maioria das pessoas terá pelo menos um episódio ao longo da vida. No Natal, o estilo de vida muda de forma significativa — e a coluna sente rapidamente esse impacto.
Reúnem-se vários fatores de risco que aumentam a sobrecarga sobre a coluna vertebral: menor rotina de exercício, viagens prolongadas de carro ou avião, longas horas sentado, colchões diferentes, frio e esforços súbitos ao carregar malas, compras ou ao reorganizar a casa.
Também o stress emocional e a tensão acumulada durante a época festiva podem aumentar a percepção de dor, favorecer contraturas musculares e dificultar o repouso. Estratégias simples como respiração lenta, pausas mentais e sono........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin