menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

2025: Rutura e ventos de mudança

11 0
previous day

O encerrar de 2025 não representa apenas o fim de mais um ciclo de 365 dias, mas antes o início de um novo ciclo político, tanto para Portugal como para o mundo. Não é controverso afirmar que este último ano termina sob novos ventos, que anunciam um paradigma político distinto, mais agressivo e disruptivo do que em anos anteriores.

No plano global, a mudança é ensurdecedora. Os pressupostos da ordem ocidental estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial e consolidada durante a Guerra Fria estão a ser profundamente questionados e, em muitos casos, subvertidos. Esta inversão resulta, em grande medida, da mudança abrupta de posição adotada pela administração dos Estados Unidos da América relativamente ao seu papel enquanto potência mundial, bem como à sua relação com aliados e parceiros internacionais.

A retórica adotada pela administração Trump sofreu uma transformação fundamental, antecipando um novo teatro político, com regras e pressupostos distintos, aos quais a Europa, em particular, terá de responder com novas posições estratégicas. A perspetiva de uma Europa alinhada de forma natural e equitativa com os seus parceiros transatlânticos alterou-se profundamente.........

© Diário do Minho