ECOS DO NOSSO MUNDO
Tenham a bondade de se candidatarem
Creio que ninguém tem dúvidas sobre a política em Portugal: Democracia nevoeirada, política pálida, morna e com várias infecções em banalidade.
Os portugueses vão ser chamados a escolher o próximo Presidente da República no dia 18 deste Janeiro de 2026. Que bom seria se todos os que podem votar, o fizessem. Infelizmente, entre nós, há sempre os abstencionistas, os comodistas e os insensatos.
Mas, convenhamos: há ausentes das mesas das urnas que podem sentir-se justificados. Concretamente, podem ser os abstencionistas. Se um Presidente da República (PR) tem o mais alto cargo da Nação, este líder também tem de ser aquele que agasalha todo o povo que representa: tem sabedoria, filosofia, sociologia, psicologia e disponibilidade: ele conhece o povo e seriamente o serve.
Se é verdade que nestas últimas cinco décadas os portugueses tiveram presidentes da República com as virtudes atrás mencionadas – e tivemos! – no momento que passa quem são os candidatos a PR que agradam aos portugueses? Não haverá nos candidatos próximos a Belém, candidatos que distribuem mais dúvidas aos eleitores do que aceitação, ao povo, que terá de os escolher?
Estou que sim. Há candidatos que somente apresentam “infecções de........© Diário do Minho
