Violência sexual entre pares
Face a uma suspeita de sodomização de uma criança de 11 anos por parte de alguns colegas da escola, existem várias questões que se impõem: Como se explicam estes comportamentos? Qual o papel da família e da escola? Como prevenir futuras situações?
A violência sexual é uma realidade transversal, que envolve crianças e jovens em diversos contextos. Relativamente aos agressores, não são apenas adultos com mau aspeto que surpreendem a criança e a violam. Também os jovens cometem crimes de natureza sexual. E se, há alguns anos, estes comportamentos por parte de adolescentes eram desvalorizados e entendidos como uma fase de exploração e de descoberta da sexualidade, são hoje reconhecidos como um crime que tem necessariamente de ser sinalizado, de modo a proteger a vítima e responsabilizar o agressor.
O modus operandi dos jovens que agridem sexualmente crianças ou outros jovens envolve, tal como no caso dos adultos, um processo gradual de sedução e aliciamento, habitualmente no contexto de uma relação de confiança e familiaridade. São, assim, relativamente frequentes as situações ocorridas entre irmãos, primos, amigos ou colegas de escola.........
© Diário de Notícias
visit website