A vitoria da Ucrânia: condições e problemas estratégicos para se atingir a paz aceitável - 1
A Ucrânia tem passado, nos últimos meses, por sérias dificuldades militares no campo de batalha, fruto de dois problemas centrais: falta de recursos humanos militares e falta de equipamentos militares diversos e munições.
As faltas de equipamentos e munições resultaram duma quebra do seu fluxo do lado ocidental, principalmente dos Estados Unidos, devido à dificuldade de aprovação, pelo Congresso, de um pacote de ajuda militar de cerca 61 mil milhões de dólares. Entretanto outros países ocidentais, em especial europeus, incrementaram a ajuda militar, tentando cobrir a “falha americana”, onde se revelaram, mais uma vez as suas dificuldades em termos de capacidade industrial de Defesa e a constatação da impossibilidade de sucesso da Ucrânia, sem o apoio contínuo dos Estados Unidos, com a necessária ajuda europeia.
A aprovação, pelo Parlamento ucraniano, da nova Lei de Mobilização, cujo processo também foi politicamente muito demorado, irá contribuir para o início da resolução do problema de efetivos das Forças Armadas ucranianas, que irá recrutar cerca de 150.000 jovens de imediato, podendo ir, a prazo, até aos 300.000 efetivos.
Entretanto, a Rússia aproveitou estas dificuldades ucranianas para progredir no Donbass, na frente leste, e para atacar de forma mais efetiva infraestruturas críticas ucranianas, especialmente na área das indústrias de Defesa e de energia, fruto da baixa da capacidade de defesa antiaérea, em virtude da falta de mísseis e sistemas de defesa aérea. E abriu-se uma nova frente a norte, na Região de Kharkiv, com um ataque limitado russo nessa região, esticando a frente de combate no sentido de criar mais dificuldades operacionais à Ucrânia. A determinada altura temeu-se o pior, mas, a resiliência e a manutenção do moral e da vontade de combater dos ucranianos, conseguiram ir contendo as investidas........
© Diário de Notícias
visit website