A herança de Eleanor Coppola
Eleanor Coppola faleceu no dia 12 de abril, na sua casa em Rutherford, Califórnia — contava 87 anos. O seu nome é indissociável da autoria daquele que é, seguramente, um dos mais incríveis documentários que já se fizeram sobre a rodagem de um filme: Corações das Trevas (1991), no original Hearts of Darkness: A Filmmaker’s Apocalypse, sobre as filmagens do épico sobre a Guerra do Vietname, Apocalypse Now (1979), realizado pelo seu marido, Francis Ford Coppola.
Vale a pena notar que, realmente, seriamente e irrevogavelmente, falamos de uma rodagem e das respetivas filmagens. Ou seja: importa recusar a banalidade técnica e formal da palavra “gravação”, vulgarizada pelas rotinas das telenovelas e, hoje em dia, repetida até à exaustão, não apenas pelo jornalismo sem memória, mas também por muitos profissionais ligados à produção novelesca (televisiva ou cinematográfica), incluindo, tristemente, alguns atores.
Na verdade, não se “grava” um filme — um filme… filma-se. A aparente redundância é importante, já que filmar está longe de ser a mera aplicação de rotinas narrativas........
© Diário de Notícias
visit website