menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

“Plano de Deserção Municipal”

3 0
23.12.2025

O novo PDM que foi ontem irresponsavelmente chumbado é o verdadeiro Plano de Desenvolvimento Municipal.
Num momento particularmente desafiante no que toca às políticas de habitação, onde manda a competitividade territorial e demográfica que os municípios se digladiem saudavelmente pela atração de empresas, investimentos, mas sobretudo de pessoas, o PDM é um trunfo decisivo.
Em Braga, através de um processo aturado, muitíssimo participado e escrutinado (mais de mil reuniões realizadas), o município, apesar de ter podido aprovar o PDM no mandato anterior, entendeu levar em consideração algumas reclamações e contributos, submetendo a nova discussão pública a proposta de PDM que tinha já completamente estabilizada. Tudo em benefício dos cidadãos e das instituições do concelho que assim puderam dispor de uma derradeira oportunidade para sugerir alterar aspetos pontuais num documento que deverá vigorar nos próximos 10 anos.
Relembro as traves-mestras consolidadas deste PDM. Desde logo a do aumento significativo da área disponível para construção (acréscimo de cerca de 30%) – aspeto porventura inigualado e inigualável em qualquer dos restantes concelhos do país. Ao mesmo tempo reforça-se a aposta em áreas verdes, com a previsão do novo parque de São Martinho, com 50 hectares, do Parque Urbano da Quinta dos Lagos, com mais de 11 hectares e com o Parque........

© Correio do Minho