Como a educação do DF virou referência para o Brasil em alfabetização
Hélvia Paranaguá — secretária de Educação do Distrito Federal
Fique por dentro das notícias que importam para você!
No Distrito Federal, levamos a sério a frase dita por Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, ao promulgar a Constituição de 1988: "A cidadania começa com o alfabeto." Ler e escrever não são apenas habilidades técnicas: são instrumentos de dignidade, autonomia e pertencimento. A alfabetização e o letramento possibilitam a vida em sociedade e a inclusão.
É com esse compromisso que o Distrito Federal vem avançando, de forma consistente, no enfrentamento do analfabetismo. Dados recentes da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o DF registra hoje a menor taxa de analfabetismo do país: 1,8%. Em 2022, conforme Censo Demográfico, nossa taxa de analfabetismo era de 2,8%.
Podemos destacar, ainda, os dados da Pesquisa Distrital por Amostra Domiciliar (PDAD), que considera nossas 33 Regiões Administrativas. Em 2021, nosso percentual de pessoas sem escolaridade era de 4,2% e caiu, em 2024, para 1,5% da população. A PDAD é muito importante para nós pois indica exatamente onde essas pessoas estão e, consequentemente, onde precisamos ofertar........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Rachel Marsden