menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Como livrar metade do Brasil do veneno do bolsonarismo

10 0
previous day

247 – O manifesto golpista e as fotos ao lado do irmão Eduardo e de Alexandre Ramagem, todos sorridentes, mostram Flávio Bolsonaro mergulhado em um mundo imaginário dois dias depois da eleição. Esse mundo não é só dele. Brasileiros que se engajaram ao projeto da extrema direita continuam ao seu lado, vivendo no país paralelo do qual  não querem sair.

O ambiente ilusório dos derrotados torna mais complexo o desafio posto pelas vozes mais representativas do que chamam de campo democrático. A urgência hoje seria o acionamento de mecanismos de proteção da democracia, para que a extrema direita seja neutralizada e isolada.

Isso significa desqualificar Flávio como pretendente a líder da resistência e da rearticulação da direita derrotada e fragilizar suas bases não só no Congresso. Líderes do bolsonarismo teriam que ser contidos pela operação de salvamento da velha direita que vinha sendo comida pelo fascismo. O plano de emergência começa pelo salvamento dessa direita não bolsonarista.

A salvação, que........

© Brasil 247