Os jornalistas em Congresso
1. Está a decorrer o 5º Congresso dos Jornalistas Portugueses, quando o jornalismo atravessa no nosso país uma das suas situações mais difíceis de sempre. Uma crise gravíssima, que tem expressão maior no que se passa no grupo Global Media, com os salários em atraso e a ameaça de despedimento de 150 a 200 profissionais. Assim sendo, é legítimo e natural que no Congresso assuma grande destaque esta dramática realidade, a forma de a combater, ultrapassar, evitar que se repita; e a forma de apoiar os camaradas por ela atingidos, inclusive no imediato, pois em relação a muitos estarão até em causa problemas de “subsistência”.
Se o mais condenável, inadmissível, é tal realidade, ela terá também pelo menos uma consequência negativa no Congresso. Qual? A passagem para segundo plano, como se compreende, do que devíamos ser nós, jornalistas em Congresso, a analisar, tentar detetar causas e apontar caminhos: o verificar-se, em não poucos média, uma dir-se-ia crescente falta de qualidade e um frequente desrespeito dos bons princípios éticos e deontológicos do jornalismo.
Não cabe aqui sequer exemplificá-lo. Acrescento apenas que a progressiva depauperação das redações, com menos gente e recursos, será uma das causas. Mas a ela outras acrescem.........
© Visão
visit website