menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O álcool é um poderoso aliado da angústia, mas um aliado nefasto

2 20
14.10.2024

Quando eu era criança, a angústia tomava conta de mim. Eu era uma menina de sete anos que tinha aflição da vida, e isso não é pouca coisa. Não sei dizer muito bem por que me sentia assim, mas a vida era muito assustadora, só sei disso. E tenho nítidas recordações dessa agonia que me assolava.

Tenho certeza de que esse sentimento tem ligação com meu alcoolismo. Quando consegui achar uma substância que me tirava do ar, foi libertador.

Claro que não comecei a beber na infância. À medida que crescia, fui sendo apresentada àquele mundo de enganosa tranquilidade. Lembro exatamente do momento em que virei o primeiro copo de pinga, no começo da adolescência. O mundo ficou melhor instantaneamente.

Eu nem desconfiava que mais tarde essa melhora viraria meu inferno.

Durante muito tempo, a alegria infernal da bebida ajudou a mitigar a angústia que me tomava. Quando eu estava meio mal, não tinha dúvida:apelava para meu remédio preferido, mais barato e aparentemente sem contraindicação. (Eu não lia "beba com moderação", aquilo não passava de um aviso de praxe colado na garrafa, sem a mínima........

© UOL


Get it on Google Play