Por que é tão importante questionar a validade da família
A família seria a rede de relações de intimidade a partir da qual se compartilha uma história comum, transgeracional ou recente, imprescindível para a constituição subjetiva. Ao longo da vida não temos como abrir mão dessas trocas pessoais que nos humanizam. Mas existe um abismo entre a família como fonte de humanização e a familícia, modelo hegemônico que pauta a família comum e que se organiza contra tudo e todos. De fato, elas são antagônicas, sendo a primeira o antídoto da segunda.
Discussões, notícias e reflexões pensadas para mulheres
Carregando...
Desde o clássico "A Origem da Família, da Propriedade e do Estado", de Friedrich Engels, de 1884, não há como negar a função última dessa estrutura a partir da qual, com a modernidade, a célula capitalista e patriarcal se reproduz. É no seio dela que o cuidado e a violência se perpetuam, pois ambos são intrínsecos a seu projeto de acumulação de bens e manutenção do poder a partir de um sobrenome.
O modelo acabado da família hegemônica, que a ficção não cessa de representar, é o modelo mafioso, aquele capaz de matar todo e qualquer um que atravessar o caminho dessa instituição-empresa, mas que também é capaz de se livrar dos próprios membros quando eles ameaçam seus........
© UOL
visit website