Inteligência artificial abre oportunidade para energia limpa no Brasil
Quando Steven Spielberg lançou o filme "AI", no começo do milênio, a inteligência artificial (IA) era vista como mera ficção.
Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha
Carregando...
Duas décadas depois, o tema ganhou materialidade, de que todos podem usufruir: da transcrição automática de áudios de familiares no WhatsApp ao ChatGPT —a ferramenta revolucionária da OpenAI que permite simular conversas, produzir textos e solucionar problemas lógicos complexos, entre múltiplas possibilidades.
O primeiro efeito imediato da IA é o crescimento exponencial do volume de processamento de dados. Apenas para ter uma ideia: embora os gigantes do setor de tecnologia da informação não costumem revelar números, calcula-se que o ChatGPT já esteja consumindo mais de meio milhão de quilowatts-hora de eletricidade para dar respostas a cerca de 200 milhões de questões por dia e que seu uso já responda por mais de 17 mil vezes (!) a quantidade de eletricidade do uso de uma família americana, de acordo com reportagem da revista The New Yorker.
Para dar conta de tanta demanda, os chips dos computadores, cada vez mais compactos, precisam movimentar elétrons em espaços menores, o que........
© UOL
visit website