menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A superação do diabetes pela corrida

5 1
17.10.2024

O fim de semana do paulista Emerson Bisan, 50, promete. No sábado (19), ele corre pela 20ª vez a prova de 75km Bertioga-Maresias, no litoral norte de São Paulo. No domingo, às 11h45, faz palestra no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, sobre sua vida com diabetes tipo 1, diagnóstico que recebeu aos 21 anos, em 1995.

Na época ainda aluno de educação física da Universidade de Mogi das Cruzes, temeu por abortar um futuro que acalentava desde a adolescência, de atuação no esporte. Não havia ainda a perspectiva de uma carreira a enfileirar maratonas e ultramaratonas, provas que somadas hoje já vão para mais de duas centenas.

O médico que catequizou Bisan sobre o diabetes tipo 1 –doença autoimune, diferentemente da mais comum, diabetes tipo 2, desenvolvida principalmente por conta do sedentarismo– aliviou ali mesmo o principal temor do paciente: a necessidade de abandonar o esporte.

Fez isso ao mostrar a foto da lenda olímpica Mark Spitz, nadador estadunidense que havia ganhado sete medalhas de ouro numa única olimpíada, a de Munique, em 1972, e que sofreria do mesmo mal (não há no site oficial de Spitz menção à doença).

Com aquele limão,........

© UOL


Get it on Google Play