Toyota faz operação de guerra com perspectiva de reerguer fábrica em 2 anos
Após o vendaval que destruiu em 22 de setembro a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), a montadora japonesa organizou uma verdadeira operação de guerra para retomar de forma parcial, no início de novembro, a produção de veículos no Brasil - e lançar o novo SUV compacto Yaris Cross, cuja estreia estava prevista para outubro de 2025 e foi adiada para fevereiro de 2026.
A fabricação de motores continua suspensa na fábrica original, mas boa parte da operação está sendo transferida para galpões provisórios na região - diante da perspectiva de reconstrução da unidade de Porto Feliz em até dois anos.
Segundo Leandro Soares, presidente do SMetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba), a Toyota vem operando com foco total na produção dos modelos híbridos-flex do Corolla e Corolla Cross, únicos que estão em linha neste momento. Os motores são importados, principalmente do Japão e da Indonésia, e transformados em flexfluel nos galpões provisórios de Porto Feliz, enquanto os modelos........





















Toi Staff
Penny S. Tee
Gideon Levy
Sabine Sterk
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein