O que o governo ainda não te contou sobre a nova CNH sem autoescola
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, por unanimidade, a resolução que muda por completo o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A (moto) e B (carro) no Brasil. O Ministério dos Transportes divulgou as linhas gerais da mudança, destacando a possibilidade de redução de até 80% no custo da CNH e a retirada da obrigatoriedade de autoescola.
Mas o UOL Carros teve acesso à íntegra da Resolução Contran nº 1.020, documento de 33 páginas que ainda não foi publicado no Diário Oficial, e que traz detalhes importantes que não aparecem no comunicado oficial.
A leitura do texto revela uma reestruturação profunda: desde o curso teórico até a emissão automática da CNH definitiva, passando por novas regras de avaliação, possibilidade de exames remotos, flexibilização das aulas práticas e autorização para instrutores autônomos.
Josias de Souza
Autoblindagem de toga é imoral e antidemocrática
Sakamoto
Gilmar extrapola ao blindar STF e põe fogo no Senado
PVC
Fla de 2019 foi mais avassalador que o de 2025
Edu Carvalho
Problema do feminicídio é dos homens
As mudanças motivaram reação imediata das autoescolas, que afirmam que o governo atropelou o setor e prometem judicializar. A seguir, explicamos o que realmente muda, o que o governo não disse e o que o........





















Toi Staff
Penny S. Tee
Gideon Levy
Sabine Sterk
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein