Humanos escravos da inteligência artificial
Os avanços da inteligência artificial são enormes. O mundo tal como a gente o conhece hoje vai mudar. Um monte de tarefas que hoje ainda fazemos sem vontade poderá ser feito pela inteligência artificial. Porém, uma conexão que não é tão simples de replicar através da tecnologia é a conexão humana.
O ChatGPT, por exemplo, consegue mostrar certa empatia numa conversa, mas nós sabemos que essa empatia não é real, mas um agregado de informações que permite à tecnologia simular aquela empatia.
Hoje em dia temos perdido muitos espaços de socialização. Por exemplo, cada vez é mais difícil que os adolescentes fiquem sem telefones na hora das refeições. Muitos deles estão isolados o tempo todo, perdendo a conexão com a natureza e com outros adolescentes.
As nossas conversas familiares têm sido reduzidas por causa das redes sociais. Em vez de estar conectados com aqueles que estão por perto, estamos procurando outros que estão longe. Adultos que antes conversavam com as crianças durante a refeição estão respondendo e-mails em vez de atender seus filhos. A tecnologia não é uma coisa ruim, longe disso. Ela ajuda e muito no nosso dia a dia. Mas os adultos não estão sabendo como lidar com ela.
Cada vez é mais infrequente a ligação de voz. Um exemplo da desumanização.
Fico preocupado com a nossa capacidade de desumanizar-nos. Essa capacidade que já comprovamos em muito........
© UOL
visit website