Empresa chinesa promete turismo suborbital para 2027
As empresas americanas Blue Origin e Virgin Galactic, que hoje oferecem voos espaciais suborbitais de turismo, em breve terão concorrência do outro lado do mundo. A empresa chinesa Deep Blue Aerospace anunciou na última quarta-feira (23) que passará a realizar seus próprios voos turísticos a partir de 2027.
A companhia está longe de ser uma fantasia de PowerPoint. Entre seus produtos está o foguete Nebula-1, atualmente em desenvolvimento, e que traz a característica essencial para a competitividade com suas concorrentes americanas: a reutilização.
Em setembro, a Deep Blue fez um teste de decolagem e pouso vertical do Nebula-1, que chegou muito perto de ter sucesso completo. A descida controlada, com retropropulsão, levou o veículo exatamente ao ponto de descida, mas então o desligamento súbito dos motores deixou que o foguete caísse com muita força sobre a plataforma, o que ocasionou uma explosão.
Para 2025, a empresa espera demonstrar o pouso e a recuperação desse estágio do Nebula-1 para reuso, além de associá-lo a um segundo estágio para realizar lançamentos orbitais, com capacidade para a colocação de até duas toneladas em órbita terrestre baixa. Também está prevista a recuperação do primeiro estágio para reuso.
Em 2026, a........
© UOL
visit website