Ferrovias anunciam lucro recorde em meio a onda de investimentos no país
Concessionárias ferroviárias que atuam no país anunciaram recordes de receita em 2023, em meio a uma recente onda de investimentos que incluem novas locomotivas, vagões e a construção de um novo terminal de grãos.
Obras para escoar fertilizantes na região do Matopiba (acrônimo para a região dos territórios de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a construção de uma ferrovia em Mato Grosso e a ampliação da capacidade no litoral paulista também estão entre os investimentos ferroviários privados feitos no Brasil no decorrer do ano passado.
A VLI divulgou, nesta terça-feira (26), que teve movimentação recorde nas ferrovias no ano passado e crescimento de 19% em sua receita líquida, que alcançou R$ 9,1 bilhões.
Segundo a empresa, o desempenho reflete iniciativas internas voltadas para otimizar e melhorar as operações, principalmente eliminando "todas as formas de desperdício".
Um fluxo de retorno de fertilizantes que custou R$ 400 milhões à empresa e à Copi (Companhia Operadora Portuária do Itaqui) foi inaugurado no Corredor Norte, que atende o Matopiba, além de Mato Grosso, Goiás e Pará.
Holding controlada pela Vale, sua acionista majoritária, a VLI tem entre os sócios Brookfield Brasil, Mitsui, FI-FGTS (fundo de investimentos controlado pela Caixa Econômica Federal) e BNDES.
Mais
No início do mês, a........
© UOL
visit website