A simbiose entre a Unesp e o estado de São Paulo garante a excelência da universidade
Quando falamos sobre o que faz o estado de São Paulo ser uma referência no Brasil e no mundo, o papel das universidades estaduais é incontornável. Entre elas, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ocupa um lugar de destaque, sendo a segunda maior produtora de conhecimento no país, de acordo com dados da CAPES, ficando atrás apenas da USP e à frente da Unicamp.
Mas o que diferencia realmente Unesp, USP e Unicamp das universidades federais que também estão no estado, como a UFSCar, UFABC e Unifesp? A resposta está na valiosa autonomia acadêmica e financeira que as universidades paulistas conquistaram.
Essa autonomia é o pilar que sustenta sua excelência acadêmica. As decisões sobre gestão, orçamento e política acadêmica são feitas dentro da própria universidade, sem depender diretamente dos humores políticos do governo o que, à semelhança do que acontece com o sistema S, dá às instituições a liberdade de se planejar estrategicamente e de adaptar seus cursos e pesquisas às necessidades reais da sociedade, o que as diferencia do sistema federal, muitas vezes preso a limitações orçamentárias e ingerências externas.
A Unesp, por exemplo, tem presença em 24 municípios de São Paulo, levando educação de ponta a........
© UOL
visit website