Aquecimento global é consenso em modelos climáticos
Há muitos modelos desenvolvidos para fazer previsões sobre o que vai acontecer nos próximos anos ou décadas por efeito da acumulação na atmosfera de gases de efeito estufa —GEE. Em comum, todos apontam para o aquecimento global, em maior ou menor grau, dependendo principalmente do cenário adotado para as futuras emissões de GEE.
A humanidade seguirá emitindo cada vez mais ou passará a emitir cada vez menos? Na segunda alternativa, qual será a velocidade de decaimento das emissões?
Há diferenças entre os modelos. Para uma mesma hipótese de acumulação de GEE na atmosfera, as previsões de temperatura podem variar de 2ºC a 6ºC. A divergência ocorre porque há diferentes interpretações de fenômenos complexos, que podem resultar em efeito positivo ou negativo para o controle das mudanças climáticas. Menciono apenas três desses fenômenos.
Primeiro, com o aumento da temperatura, aumenta também a quantidade de vapor de água retido na atmosfera, que é o principal GEE. Ou seja, trata-se de um fenômeno que acelera as mudanças climáticas.
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre transição energética
Carregando...
Por outro lado, há incerteza sobre como a formação de nuvens é afetada pela........
© UOL
visit website