menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Dengue, a doença

30 23
14.03.2024

A história da dengue vem de longe. As primeiras descrições de epidemias de uma doença semelhante à que hoje nos aflige datam do século 18. O vírus só foi isolado em 1943.

Existem quatro vírus causadores de dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que compartilham entre si dois terços do genoma. São chamados de sorotipos, em função de suas interações com os anticorpos produzidos contra eles, no sangue da pessoa que foi infectada.

Presentes nas glândulas salivares do "Aedes aegypti", o vírus é transmitido quando as fêmeas se alimentam do sangue humano. Os primeiros sintomas aparecem de quatro a dez dias depois da picada —período de incubação.

Poucos sabem que 60% a 80% das pessoas infectadas permanecem assintomáticas ou com sintomas mínimos. Essas infecções inaparentes têm importância porque aumentam o risco de complicações no caso de uma nova infecção provocada por outro sorotipo, especialmente quando o intervalo entre os dois eventos é longo.

Antes a doença era classificada em dengue clássica, dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue. Em 2009, no entanto, a Organização Mundial da Saúde modificou a classificação para: dengue clássica, dengue com sinais de alerta e dengue grave.

O termo "dengue hemorrágica" deve ser abandonado, para evitar confusão: podem ocorrer sangramentos em casos leves, e nem todos os casos graves evoluem com hemorragias.

Na dengue........

© UOL


Get it on Google Play