Peça sobre Herbert Daniel conecta passado ditatorial com reflexões sobre golpismo atual
O teatro e seus fazedores, por Andre Marcondes
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Atores em cena da montagem de 'Codinome Daniel', de Zé Henrique de Paula - Ale Catan / Divulgação
Com direção e dramaturgia de Zé Henrique de Paula e música original de Fernanda Maia, "Codinome Daniel" resgata a vida plural de Herbert Daniel — militante contra a ditadura, homem gay e ativista pioneiro contra a discriminação do HIV/Aids — em um momento crucial de reflexão golpismo e punição no Brasil. Mais do que uma biografia, a obra se afirma como ato de teatro-intervenção histórica.
O espetáculo inova ao desdobrar a trajetória de Daniel a partir de uma tripla clandestinidade: a política (na luta armada), a sexual (na homossexualidade reprimida até pela própria esquerda) e a existencial (como soropositivo enfrentando o que chamou de "morte civil"). A dramaturgia escolhe focar na intimidade: um confinamento de quase três meses em Niterói, onde Daniel conheceu o grande amor de sua vida, Cláudio Mesquita. É nesse espaço afetivo que o ícone político se humaniza, ressurgindo como um pioneiro da luta por direitos intersecionais.
Mais
"Codinome Daniel" é a peça final da "Trilogia para a Vida", que investiga o HIV/AIDS no Brasil. Antes vieram "Lembro Todo Dia de Você" (sobre a vivência individual) e "Brenda Lee e o Palácio das Princesas" (sobre acolhimento coletivo). Aqui, o Núcleo Experimental atinge sua maturidade metodológica: aborda o tema de forma anti-trágica, transformando o diagnóstico em um caminho de reafirmação e luta política, jamais em sentença de morte.
Esteticamente, a montagem funde o épico brechtiano ao........





















Toi Staff
Penny S. Tee
Sabine Sterk
Gideon Levy
John Nosta
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
Daniel Orenstein