Competitividade europeia: entre o diagnóstico Draghi e o tempo da execução
Dezembro é tempo de balanços: dos planos traçados, dos objetivos definidos e dos progressos alcançados. Em 2024, o Relatório Draghi sobre a competitividade europeia identificou desafios estruturais profundos, atualmente agravados por um contexto de tensões geopolíticas e económicas crescentes, cuja resolução é determinante para evitar escolhas difíceis entre os valores que sustentam o projeto europeu.
Sem acelerar o crescimento e aumentar a produtividade, a Europa não conseguirá financiar o seu modelo social, garantir autonomia estratégica, cumprir ambições ambientais nem preservar os valores fundamentais de prosperidade, equidade, liberdade, paz e democracia num quadro sustentável.
Segundo o Relatório Draghi, em 2023 o PIB europeu situou-se cerca de 30% abaixo do dos Estados Unidos da América (EUA), a preços constantes, sendo que 70% do desfasamento per capita resulta da menor produtividade europeia, em grande medida associada às tecnologias de informação. A Europa perdeu a corrida da internet e arrisca-se a perder também as das plataformas digitais, da inteligência artificial e das tecnologias quânticas, que explicam grande parte da diferença de produtividade e crescimento entre a União
Europeia (UE) e os EUA. Acrescem os custos energéticos significativamente mais elevados na Europa (2 a 3 vezes superiores no caso da eletricidade e 4 a 5 vezes no caso do gás) decorrentes, nomeadamente do abandono do gás russo, de falhas no desenho do mercado energético e de uma fraca transmissão dos benefícios das energias limpas para consumidores e indústrias.
Estes fatores comprometem a competitividade de setores intensivos em energia, como os químicos (p.e., fertilizantes, pesticidas, ácidos, produtos químicos orgânicos a granel), os metais (p.e., aço/ferro, alumínio, metais em geral), os minerais não metálicos (p.e., cimento, vidro, cerâmica, cal), e o papel (p.e., pasta de papel, papel, cartão), com efeito
cascata sobre cadeias industriais........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Tarik Cyril Amar