Trump quer exportar a revolução MAGA para a Europa
A Estratégia de Segurança Nacional (NSS, na sigla inglesa) dos EUA, publicada no início do mês e já famosa um pouco por toda a Europa, oficializa a intenção de redefinir totalmente a relação transatlântica. O documento vai muito além da ideia de que os europeus têm de pagar uma parte maior da sua própria defesa, o “burden-sharing” que já era uma reivindicação da administração Obama e que aliás também surgiu na sua NSS, publicada em 2010.
O que este documento deixa agora explícito é que a segunda Administração Trump quer exportar a revolução MAGA para a Europa. Na sua visão, a aliança transatlântica perderá todo o valor se a Europa perder o seu “carácter” (p. 26), algo que está em perigo de acontecer devido à imigração, que faz com que seja “mais que plausível que dentro de algumas décadas (…), certos membros da NATO se tornem maioritariamente não-europeus” (p. 27).
Esta realidade, conjugada com a suposta hostilidade da UE à “liberdade de expressão”, leva a uma declaração de que os EUA vão adoptar a ingerência nos assuntos........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Waka Ikeda
Daniel Orenstein
Grant Arthur Gochin
Beth Kuhel