menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Lobby dos pesticidas usa agricultores como pretexto para reduzir normas de segurança

3 0
15.12.2025

É cada vez mais difícil para o lobby dos pesticidas argumentar contra a ciência, que tem revelado os danos desses produtos tóxicos para as pessoas e os ecossistemas. Mas o sector tem um trunfo na manga: a frustração e a raiva dos agricultores. O grupo de pressão empresarial Croplife Europe parece estar a planear, de forma oportunista, utilizar os próximos protestos dos agricultores, a 18 de Dezembro, em Bruxelas, para criar uma dinâmica política que permita reduzir ainda mais as regras de segurança da União Europeia para os seus produtos.

Esta semana, a Comissão Europeia planeia lançar o seu pacote Omnibus para reduzir as regras que regem a segurança dos alimentos para consumo humano e animal. Não é de surpreender que a Croplife Europe e a Bayer tenham realizado várias reuniões com altos funcionários da Comissão sobre a chamada simplificação da regulamentação de pesticidas.

Estes e outros lobbies da indústria estão a promover uma agenda que é claramente destrutiva para a saúde pública: desde a flexibilização das avaliações de renovação para os pesticidas convencionais, até ao retrocesso da independência da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e à recuperação do direito dos estudos regulamentares da indústria permanecerem confidenciais. Um regresso ao futuro?!

Por coincidência, na mesma semana do lançamento do regulamento Omnibus, os agricultores estão a sair às ruas de Bruxelas para protestar. E os grupos de pressão parecem estar a tentar usar esta raiva como arma para os seus próprios fins.

Há uma razão para a indústria querer atrelar as........

© PÚBLICO