menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O problema não é o lobo, é a burocracia

17 10
28.09.2024

Em Setembro de 2022, um lobo matou o pónei de estimação da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no estado federal alemão da Baixa Saxónia. Um tribunal local emitiu uma autorização de caça (temporária) após análises de ADN mostrarem que o mesmo animal havia morto outras doze ovelhas e vacas. A licença caducou antes que o lobo fosse capturado ou abatido, pelo que o animal continua vivo.

Os princípios de proteção das espécies com estatuto de conservação estritamente protegido não impedem a captura ou o abate de animais descritos como destemidos. O animal destemido é aquele que perdeu o temor, ou seja, que se aproxima das populações humanas e das explorações agrícolas, independentemente das medidas preventivas. Um lobo que tenha perdido o medo de atacar um rebanho ou uma manada protegidos é, efetivamente, um risco económico para os produtores da região.

Os ataques do lobo ao gado têm sido usados pela Comissão Europeia para justificar a proposta que apresentou recentemente ao Conselho Europeu, de requisitar à Convenção de Berna a redução do estatuto de conservação do lobo........

© Observador


Get it on Google Play