Direção Executiva do SNS: desafio para vencer caos
No panorama atual da saúde em Portugal, o caos tem sido uma constante. Faltam recursos humanos, faltam camas para internamento, falta material, falta equipamento em pleno funcionamento. Sobressai a vontade de trabalhar e de prestar os melhores cuidados de Saúde de todos os profissionais de Saúde, a começar pelos enfermeiros.
A criação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) surgiu como uma medida que se propunha agilizar processos e otimizar recursos. Mas, logo na altura, avisamos que era necessária atenção ao modelo que se estava a criar, para não replicar um modelo que já existia (com a Administração Central do Sistema de Saúde e as Administrações Regionais de Saúde).
Mantemos o que dissemos aquando da criação da DE-SNS: É preciso colocar os profissionais de saúde em particular os enfermeiros, no centro das decisões. Enquanto não o fizermos podemos criar direções e nomear várias pessoas, mas continuaremos a ter os mesmos problemas.
O que recentemente se verificou, com a inexistência de um Plano de Contingência para o verão no início do mês de maio, é, lamentavelmente, a concretização do que temíamos no Sindicato dos Enfermeiros: sem vontade e coragem, nem os melhores profissionais vão conseguir mudar o Serviço........
© Observador
visit website