Manifesto para o Optimismo em Portugal
À Clara Pinto Correia
(1960-2025)
A Clara Pinto Correia, foi um cometa, cheio de criatividade, inteligência e energia que passou rápido demais, numa algo turbulenta, mas rica viagem, por este nosso pequenino Portugal.
Mão amiga fez-me chegar este seu “Manifesto para o Optimismo em Portugal” publicado a 15 de Dezembro de 1999, desconhecido certamente para a esmagadora maioria dos leitores. Partilho, com uma reflexão final.
“A nossa alma é sempre um pântano. Isso é bom, porque o solo dos pântanos é o mais fértil de todos. O que precisamos é de drenar o pântano primeiro, e depois podemos lançar-lhe todas as sementes do mundo. Quantas vezes começamos a tarefa cheios de entusiasmo. Mas o pântano estava cheio de jacarés. Ficamos tão ocupados a lutar com os jacarés, durante tanto tempo que, por fim, até nos esquecemos que o nosso projeto inicial não era lutar contra os jacarés mas sim drenar o pântano – para depois semear.
Uma em cada cinco pessoas no ocidente toma anti-depressivos, ou ansiolíticos, ou uma qualquer outra variedade de comprimido para a boa disposição.........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Daniel Orenstein
Beth Kuhel