menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Dunquerque

16 24
26.03.2024

No dia 28 de maio, em Londres, o Conselho de Guerra já ia no seu terceiro dia de discussão sobre o que fazer após o colapso das democracias ocidentais da Europa continental. Nesse mesmo dia, a Bélgica rendia-se à Alemanha Nazi. Na véspera, uma divisão blindada britânica tinha sido destruída pelos alemães em Abbeville. A retirada do Corpo Expedicionário Britânico fora decidida alguns dias antes. Os franceses resistiam em Boulogne e Calais enquanto os britânicos organizavam a retirada. A 1 de junho, os franceses, sem munições, rendiam-se em Lille enquanto os britânicos evacuavam milhares de soldados em Dunquerque.

Os britânicos tinham sido escorraçados da Europa Continental regressando a casa desmoralizados, abandonando armas, artilharia, veículos, tanques e munições. O seu melhor equipamento tinha ficado para trás.

Dois anos antes, os alemães tinham ocupado a Áustria e a Checoslováquia para “proteger” as populações que falavam alemão. Depois, alemães aliados com os russos invadem e desmembram a Polónia. A seguir, a Rússia invade a Finlândia que resiste valorosamente, mas, sem munições, acaba por se render.

Com a frente leste estabilizada e o conforto da aliança com os russos, os alemães voltaram as atenções para a Europa Ocidental. A Dinamarca é ocupada em 24 horas. A seguir, foi a vez da Noruega, que também caiu apesar dos esforços e auxílio de britânicos e franceses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia 10 de maio de 1940, os alemães invadem a Bélgica, a Holanda e a França, que nessa época era considerada a maior potência militar europeia. Os alemães deslocam para esse ataque mais de 40.000 veículos em colunas tão extensas que nalguns lugares têm mais de 200 km de comprimento. A coordenação entre franceses e belgas foi um desastre, muitos oficiais do Estado Maior Francês, incompetentes, não estiveram à altura da situação. Apesar do heroísmo de muitos soldados franceses e belgas, os alemães avançam por todo o lado e o exército francês colapsa.

A 14 de junho os Nazis entram em Paris, desfilam nos Campos Elíseos e colocam uma bandeira com a cruz gamada no alto da Torre Eiffel. No dia 21 de junho é assinado o armistício. No dia 28 de junho, Hitler aparece, juntamente com o seu Estado-Maior, na infame imagem em Paris, no Trocadero, com a Torre Eiffel em pano de fundo.

A maior potência militar europeia tinha sido derrotada, os britânicos expulsos do continente e os alemães, italianos e russos conquistado metade da Europa. As democracias liberais europeias tinham sido derrotadas por um bloco de regimes totalitários liderados pela........

© Observador


Get it on Google Play