O Cónego Jeremias e a cooperação de Maria
No passado 4-11-2025, o Dicastério para a Doutrina da Fé publicou Mater Populi fidelis (MPF), uma Nota doutrinal sobre alguns títulos marianos referidos à cooperação de Maria na obra da Salvação.
– Por que ficou, Senhor Cónego, tão afectado por esta declaração?!
– Então não havia de ficar?! Seria preciso ser muito mau filho de Nossa Senhora para não ficar triste por esta infeliz nota! Mas, como o actual Prefeito para a Doutrina da Fé contradisse, com a FiduciaSupplicans, uma declaração do seu antecessor, o seu sucessor no cargo poderá fazer o mesmo em relação a esta nota doutrinal…
– Que me diz sobre a oportunidade e elaboração deste documento?
– Ao ser uma questão que divide os fiéis, contraria o lema que o Papa Leão XIV escolheu para o seu pontificado: a unidade da Igreja. Talvez proceda do seu antecessor, pois “o Papa Francisco expressou, ao menos por três vezes, a sua posição claramente contrária ao uso do título de Corredentora” por Maria, por entender que “não existem corredentores com Cristo” (MPF, nº 21). Por último, apesar da tão apregoada sinodalidade, não consta que os bispos tenham sido consultados.
– A quem se deve, afinal, a obra da nossa redenção?
– Não pode ser posta em causa a absoluta centralidade de Jesus Cristo, tal como foi proclamada, no ano 2000, pela “Declaração Dominus Iesus, sobre a unicidade e universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja”.
– Não é essa mesma centralidade que a recente nota confirma?
– Claro que sim, como não podia deixar de ser, mas não se percebe a razão teológica, ou pastoral, para agora questionar o modo tão especial como Nossa Senhora colabora na missão do seu divino Filho. Até parece que o principal problema da Igreja católica do terceiro milénio é o ‘excesso’ de devoção a Maria!
– Há já quatro dogmas marianos: o da sua maternidade divina, o da sua perpétua virgindade, o da sua imaculada conceição e o da sua assunção em corpo e alma ao Céu. Faz falta um quinto, que declare Maria corredentora e medianeira de todas as........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Waka Ikeda
Mark Travers Ph.d
John Nosta
Daniel Orenstein
Beth Kuhel