Professores, alunos e sistema educativo
Fernando Alexandre começou bem, negociou e conseguiu uns momentos de pausa, talvez mais justificados pelo advento do Verão do que pela substância das medidas, embora seja necessário reconhecer a capacidade e empatia do atual responsável da pasta face aos dois anteriores titulares, cujos retratos figurarão apenas no hall do ministério porque assim manda a tradição.
Como habitualmente, o início do ano letivo é o maior teste aos ministros, secretários de Estado, dirigentes e estruturas do Ministério da Educação, agora Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI). O I aparece aqui como um twist vanguardista, já que a inovação deve ser uma preocupação de todo o governo, e não apenas deste ministério.
É verdade que têm vindo a ser anunciadas algumas medidas inovadoras, sobretudo ao nível de apoios diversos para tentar minorar as dificuldades na captação de novos candidatos a professores do básico e secundário ou a aumentar a atratividade de escolas onde faltam docentes e se prevê a continuação de alunos sem aulas, situação intolerável e injustificável nos tempos que correm.
Há que fazer justiça ao ministro e ao governo, ninguém pode exigir a resolução em meses de problemas com décadas, nunca antes resolvidos, por razões que só não vê quem não quer, ou se muda o sistema de contratação de docentes ou se vai ainda mais longe e se muda o modelo organizacional da escola estatal ou permanecerão todos os problemas que vêm do passado.
PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR
Este modelo centralizado não funciona e a forma como têm vindo a ser descentralizadas responsabilidades para os municípios também não, o problema mais grave do sistema não é a falta de docentes, embora este seja o mais evidente e mediático, é o modelo de gestão. Basta pensar que um agrupamento é como uma pequena empresa. Como é possível estar dependente de duas tutelas? O modelo da gestão escolar democrática é outro problema, gerir exige um conjunto de capacidades que não está ao alcance de qualquer um, a........
© Observador
visit website