menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A Europa que vai a eleições

18 1
05.06.2024

A Europa que vai a eleições esta semana é um corpo político à procura de uma razão de ser. Desde as últimas eleições Europeias, em 2019, aconteceram crises que testaram os limites políticos e institucionais da União Europeia. A crise do Covid e a guerra na Ucrânia tiveram um impacto fortíssimo na própria ideia que a União Europeia tem sobre si mesma. Estas crises criaram os incentivos e as oportunidades para as elites Europeias dotarem o nível supranacional de funções que, historicamente, estavam reservadas aos Estados-Nação: o endividamento e a guerra.

Com a crise do Covid, as elites Europeias escolheram, pela primeira vez, emitir dívida comum. A emissão de dívida ainda não se revelou problemática. No entanto, quando houver uma nova crise, que desta vez poderá ser assimétrica, ver-se-á como os países reagem aos clamores de novos pedidos de dívida comum. O precedente da dívida comum abrirá uma crise política na União, com as clivagens habituais a virem ao de cima. Com a crise da Ucrânia, apesar das divergências internas sobre a saliência do assunto e a posição a tomar, a União Europeia envolveu-se politicamente na guerra de forma conjunta, avançando com compras coordenadas de material bélico. A guerra da Ucrânia tornou-se numa das razões de ser da União Europeia, numa situação com consequências imprevisíveis.

Os passos dados ao longo dos últimos anos pelas elites Europeias aconteceram num contexto interno e internacional muito complexo. Em primeiro lugar, o declínio tantas vezes anunciado da Europa, parece ser desta vez inexorável. A melhor medida deste declínio consiste na comparação com os Estados Unidos. A classe média Americana é hoje muito mais robusta e rica do que as suas congéneres Europeias, mesmo aquelas dos países mais ricos. Sob o fito do combate à inflação, Joe Biden injectou uma quantidade astronómica de dinheiro em inovação e na transição climática, que colocou os Estados Unidos décadas à frente na Europa. Em........

© Observador


Get it on Google Play