Reflectindo sobre a democracia liberal euro-atlântica
1. Realiza-se hoje – segunda-feira 17 de Novembro – em Washington, DC, o jantar anual do American Enterprise Institute (AEI) que atribuirá o Irving Kristol Award ao distinto historiador Gordon Wood.
Não certamente por acaso, Kristol (1920-2009) foi e Wood ainda é (1933) grande Amigo de Portugal e da democracia portuguesa – restaurada a 25 de Abril de 1974 e confirmada a 25 de Novembro de 1975.
Isto faz inteiro sentido com o “Americanismo”, o Atlantismo e o “Ocidentalismo” de ambos. Como recorda muito certeiramente a notícia do AEI, Gordon Wood contrariou tranquilamente – através de uma distinta obra académica – os “preconceitos” da década de 1960. Nessa época, nas Universidades americanas e não só, a ortodoxia dominante (dos chamados “progressistas”) tendia a descrever os fundadores da República Americana (1776) como “aristocratas hipócritas que usavam ideais panfletários para mascarar o seu egoísmo económico e ambição política.”
Gordon Wood tranquilamente refutou estes preconceitos – não através de propaganda, mas através da redescoberta académica dos ideais fundadores da República Americana, proclamados na sua Declaração de Independência e........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Tarik Cyril Amar