“Só avança quem descansa”
O título do livro é muito atrativo. Só avança quem descansa é um dos livros do Pe. Vasco Pinto Magalhães sj, um sacerdote jesuíta com quem já tive o privilégio de fazer uns Exercícios espirituais. A celebrar agora os seus 50 anos de sacerdócio, o livro, que vai na sua 9.ªedição, veio à baila. Trago-o aqui hoje por várias razões.
O meu foco hoje é o tempo. O que é o tempo, o que faço com ele, como passo o meu tempo, que tempo me resta? Desperdiço? Aproveito? Tenho tempo a mais? Se estou desempregado, ou doente na cama, tenho tempo a mais! Ou tenho tempo a menos? Às vezes passa depressa, outras devagar, porquê? Passa tudo a correr, dizemos por vezes. Ou “nunca tenho tempo para nada!”. Ou “para matar o tempo jogo às cartas”, ou “faço paciências”, “adoro séries”. E podia continuar, com tantas expressões e ditados, como “devagar se vai ao longe”, ou com a Fábula da “Febre e a da Tartaruga” ou com livros, e filmes, sobre o mistério do tempo – Groundhog Day, Em busca do tempo perdido…
Um dos meus filósofos de eleição põe assim a coisa: O que é o tempo? Se não me perguntam eu sei o que é o tempo; agora se me perguntam, eu já não sei! – pode ler-se no seu Livro Confissões, uma boa leitura de férias…
Nos Exercícios de Santo Inácio de Loyola somos desafiados a fazer........
© Observador
visit website