Tensão arterial acima dos 120/80? O novo alerta
“Na minha vez de ser adulta, até a tensão 12/8 decidiu que já não é considerada normal”, escreveu-me uma seguidora das redes sociais. Reclamava, e com razão. Os valores que durante anos nos deixaram descansados são agora vistos como um sinal de alerta para risco cardiovascular. O mesmo se passa com os valores de colesterol: nas novas guidelines [normas] europeias de 2025 os alvos tornaram-se mais exigentes.
Mas afinal, porque é que isto importa tanto?!
Primeiro, porque as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e na Europa. Segundo, porque nos referimos a fatores de risco cardiovascular modificáveis. Ou seja, que podemos alterar através de estilos de vida e/ou medicação, alcançando valores que não traduzem risco. E, por fim, porque estas doenças são silenciosas. Raramente alguém marca uma consulta por “sentir tensão alta” ou “colesterol elevado”. Cabe muitas vezes ao médico perguntar, medir e sensibilizar.
Frases como “sempre tive a tensão assim, é normal em mim” ou o “meu colesterol é um pouco alto, nada de especial”, parecem inofensivas. Porém, o corpo não negoceia com as estatísticas. E é precisamente essa perceção errada de segurança que adia o diagnóstico e, por vezes, a vida.
O novo (2024) enquadramento da© Observador





















Toi Staff
Penny S. Tee
Sabine Sterk
Gideon Levy
John Nosta
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
Daniel Orenstein