Milei e o futuro da relação com os EUA e a Europa
Segundo os registos do Facebook, sou amigo de Javier Milei há mais de 11 anos. Devido ao seu estilo tão agressivo com os críticos, alguns deles liberais e amigos meus desde a juventude, mantive durante algum tempo certa distância. Tudo mudou quando, antes da sua vitória presidencial, uma pessoa muito admirada na Argentina, Diana Mondino, se juntou à equipa de Milei. A minha vida recebeu então um impulso positivo muito importante. Eu já colaborava com um think tank semelhante, em certa medida, à Oficina da Liberdade: a Fundação FREE, sediada na Argentina. O jovem fundador e líder da FREE, então deputado uruguaio, Pablo Viana, era amigo pessoal de Diana Mondino e incentivou-me a aderir.
Javier Milei ganha as eleições presidenciais e nomeia Diana Mondino ministra dos Negócios Estrangeiros. Viajei de urgência a Buenos Aires nesse inesquecível Dezembro de 2023. Pude conhecer muitas das pessoas que acabariam por integrar o novo governo. Um ano depois, Donald Trump reassume a presidência dos Estados Unidos. Vários amigos e colegas meus colaboraram com Trump desde o início em várias áreas: económica, educativa, energética e de segurança nacional. Kenneth Blackwell, um dos meus colegas num conselho universitário, foi o responsável por formar a equipa interna do primeiro mandato de Trump.
Dadas estas ligações, grande parte do meu trabalho neste último ano tem sido apresentar o que considero o melhor da equipa de Milei ao melhor da equipa de Trump, e vice-versa. Por isso, creio que a minha melhor contribuição para os amigos da liberdade em Portugal e noutros países é explicar brevemente como vejo esta relação entre os Estados Unidos e a Argentina e o modo como ela pode influenciar a batalha das ideias tanto na Argentina como na Europa.
Milei foi e continua a ser o fator de ruptura na Argentina. No mundo liberal-conservador, antes da irrupção de Milei na política, apenas o influente intelectual Agustín Laje crescia de forma vertiginosa. Milei fez a narrativa liberal e libertária expandir-se exponencialmente. Agustín Laje fortaleceu a narrativa cultural que acompanha a agenda económica de Milei. Ambos permanecem unidos nesta admirável batalha.
Embora Milei tenha aplicado medidas........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein
Joshua Schultheis
Rachel Marsden