menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Quem foi Henry Kissinger?

26 1
04.12.2023

Três dígitos. A maior parte das pessoas morre sem chegar a necessitar de três dígitos para escrever a idade. Dois dígitos costumam bastar. Mas Kissinger não era um homem banal, Kissinger definiu uma época. Sucumbiu com 100 anos de idade, sem ver o ano do nosso Senhor 2024, que se aproximava a galope.

O legado de Kissinger reveste o planeta inteiro; do Chile a Angola, de Angola ao Vietname, do Vietname à China. Foi nesta última nação que a sua maior jogada se realizou, e triunfou. Preocupado com o entendimento entre Pequim e Moscovo – que representaria uma ligação que meteria em perigo a posição norte-americana – teve a ousadia de abordar a China comunista. Num período de Guerra Fria onde a cruzada contra o comunismo ocupava várias mentes, na América e mais além, viu que as ideologias poderiam ser suplantadas pelos interesses. Os ditos não tinham cor nem cheiro e eram compreendidos por todos os homens, independentemente da língua, raça ou crença.

Oficialmente serviu – como Secretário de Estado – dois presidentes norte-americanos, Richard Nixon e Gerald Ford. Oficiosamente a sua influência estendeu-se muito mais além, penetrando convincentemente no nosso século. A posição mais importante que ocupou, a de Secretário de Estado, é por vezes confusa para quem não segue a política norte-americana. Corresponde àquilo que nós, e a maior parte dos Estados, chamamos de ministro dos negócios estrangeiros. A sua marca além das fronteiras norte-americanas é indelével. Porém,........

© Observador


Get it on Google Play