Abramos os olhos!
A vitória da extrema-esquerda em França, à qual o Partido Socialista e os Verdes se aliaram, merece uma atenta reflexão. Não vou comentar as motivações dos eleitores, pois não tenho competência para isso; se às vezes já me é difícil explicar o voto dos portugueses, como poderia fazê-lo em relação a estrangeiros? Apenas me interessa notar o seguinte: deu-se uma aliança entre partidos que nada têm que ver uns com os outros, e que não poderão formar um Governo minimamente estável e coerente, com o único fim de impedirem a vitória do partido de Marine Le Pen.
As esquerdas não se uniram pela positiva, a favor de uma ideia ou de um programa – uniram-se pela negativa, contra uma pessoa e um partido.
Ora, isto será correto e até legítimo?
Recorde-se que situação semelhante tinha acontecido recentemente em Espanha, quando partidos radicalmente diferentes, até alguns independentistas, se juntaram para impedir a chegada da direita ao poder.
O sistema parlamentar está a ser usado indevidamente. Direi mesmo: está a ser usado abusivamente. Formam-se coligações espúrias, contranatura, não para construir mas para bloquear. A Europa está a entrar num buraco negro.
E isto reforça aquilo que venho a dizer há algum tempo: o sistema eleitoral tem de mudar.
Em toda a Europa, incluindo Portugal.
Há que passar de um sistema........
© Jornal SOL
visit website