menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Empresas resilientes: planos de continuidade ou planos de gaveta

10 1
21.12.2023

No cenário empresarial altamente dinâmico e imprevisível em que vivemos, a resiliência empresarial emergiu como uma pedra angular para a sobrevivência e sucesso a longo prazo das organizações. A capacidade de uma empresa para se adaptar, resistir e recuperar de adversidades é crucial à sua sustentabilidade e competitividade, mas o projeto para construir uma empresa verdadeiramente resiliente está repleto de desafios.

A principal barreira à resiliência empresarial reside na própria liderança. Em particular, na compreensão da sua importância e na forma como se encara o futuro de médio e longo prazo da sua empresa. Infelizmente, não é assim tão invulgar ouvir o individualismo de um gestor dizer “quando houver um impacto crítico, como um tremor de terra grave, estaremos muito mais preocupados com a nossa vida do que com a forma como a empresa está!”.

Normalmente, associa-se resiliência empresarial a fenómenos de desastres naturais, precisamente pela dificuldade em antecipar e planear a pensar em eventos........

© Jornal Económico


Get it on Google Play